Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Cadastrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar"

Chapada Diamantina - 9 dias

Olá Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês meu roteiro de viagem para a Chapada Diamantina. Não pretendo entrar em detalhes das Cachoeiras que visitei porém, caso precisem de alguma informação estarei completamente a disposição. 
Fui para a Chapada Diamantina com minha namorada, saindo do Rio de Janeiro em 13 de junho de 2017 com destino a Salvador, de lá alugamos um Carro.
Nosso roteiro Nosso roteiro foi dividido da seguinte maneira: Vale do Capão (2 dias), Lençóis (4 dias), Igatu ( 1 dia ) , Ibicoara (2 dias) e Salvador (1 dia ).

No Capão, ficamos menos tempo do que deveríamos, o lugar é incrível e não da vontade de sair de lá.
no Capão fizemos a trilha para a Cachoeira da Fumaça, trilha de intermediaria a pesada, o contratação do Guia é opcional (não contratamos) e para o Riachinho. Faltou conhecer o Poço da Purificação, Angélica e outras trilhas. lugar de predominância vegana (não sou Vegano, nem Vegetariano e me senti ótimo lá)

Saindo do Capão, indo em direção a Lençóis, fizemos parada na Fazenda Pratinha, lá conhecemos a Gruta Azul, a Gruta da Pratinha e a lagoa da Pratinha, essas duas ultimas com opção de mergulho ( snorkel ).
a entrada na Pratinha foi de R$20,00 + R$ 20,00 para usar o colete e o snorkel para mergulhar na Gruta da Pratinha.

Em Lençóis, saímos para conhecer a Cachoeira do Mosquito, pausa obrigatória para quem for a chapada diamantina.
  Não sei se existe "As 7 Maravilhas da Chapada Diamantina", caso exista, essa está entre as 5 mais belas.
Acesso muito fácil, aproximadamente 1:30 de Carro até o inicio da trilha, saindo de Lençóis em direção ao aeroporto, mais 30 mim de descida de trilha leve e bem sinalizada.
na saída da Cachoeira do Mosquito, fomos para o Poço do Rio Mucugezinho e ao Poço do Diabo, lugar ótimo para banho, de acesso simples, sem necessidade de Guia. no Poço do Diabo existe empresas que oferecem o serviço de tirolesa e rapel. Vale a pena.

voltando para Lençóis, em outro dia, fomos para a Cachoeira do Sossego. Extremamente recomendado a contratação de um Guia pois existe risco de se perder no meio do caminho, são 13 km de trilha com mais de 3 horas de caminhada tanto para ir como para voltar.
A Cachoeira entra fácil no ranking das 3 mais bonitas da Chapada. é incrível e GELADA.  Pagamos R$ 150,00 pelo Guia.
na volta conhecemos a Cachoeira do Ribeirão do Meio, lá encontramos um escorrega ótimo para diversão, e relaxar da trilha.

Saindo de Lençóis em Direção a Igatu, paramos no caminho para conhecer o Poço Encantado e, depois, o Poço Azul.
dois lugares imperdíveis, nunca vi coisa igual. existe um certo horário de visitação em ambos os Poços para observar a incidência da luz solar nas águas dos Poços. por esse motivo recomendamos ir primeiro ao Poço Encantado. As agencias locais costumam oferecer o serviço começando no Poço Azul pois é caminho do Poço Encantado ( Não Vale a Pena ! pois o horário de incidência de luz no Poço Encantado é curto, cerca de 1:30 hora entre as 11 e 12:30)
no Poço Azul é permitido a flutuação, durante uns 30 min, infelizmente.
Ambos os locais é cobrado uma taxa para entrar aproximadamente R$ 20,00

em Igatu, fomos conhecer a Rampa do Caim, com um visual exuberante do Vale do Pati.Recomenda-se um guia pois existem muitas bifurcações e a mata é fechada em alguns pontos o que dificulta a orientação. aproximadamente 2:30 de caminhada, tanto para ir como para voltar.
Igatu é um museu a céu aberto, com aproximadamente 380 habitantes.

O final da Viagem foi em Ibicoara, sul da Chapada Diamantina. região mais fria.
De lá fomos para a Cachoeira do Buracão, 2 horas de carro saindo do centro de Ibicora, com acesso muito ruim estrada toda de terra e mal conservada. A Cachoeira ???? INACREDITÁVEL, desculpem o palavreado,mais o lugar é FODA.
é obrigatório a contratação do guia ( pagamos R$150,00 para o Casal na agencia Bicho do Mato).

por fim, voltamos a Salvador aproximadamente 8 horas de viagem.

no meu Insta estou postando fotos e videos do lugar 
@Ricky_Rabello

Entre ou Cadastre-se para fazer um comentário.