Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Cadastrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar"

Quem é você? Apresente-se!

editado janeiro 2016 em General
Bem vindo ao Fórum do Mochilando. Tão bom quanto viajar é fazer novos amigos.
Se você é novo por aqui, te convido a contar um pouco sobre você e suas viagens! Apresente-se ;)
«1

Comentários

• editado janeiro 2016
    Olá, eu sou o Flavio Antunes, um dos criadores do Mochilando. Espero que o nosso fórum possa, de alguma forma, te ajudar a planejar suas próximas viagens! Te convido a postar aqui suas dicas, roteiros e dúvidas no planejamento da próxima trip.. e claro, depois volte aqui pra contar pra gente como foi!

Você pode seguir minhas viagens no Instagram: flavioantunes

Abraços
    mochilando
  • editado janeiro 2016
    E eu sou o Bruno Tavares, também um dos criadores do Mochilando.
    Com o Fórum, esperamos ajudar a todos com questões que, às vezes, não estão nos posts. É também uma forma de aproximar mais cada viajante de suas experiências.
    Vamos explorar e desvendar esse mundo juntos!

Você pode seguir minhas viagens no Instagram: brunotavaress
    mochilando
  • Oi, eu sou o Luis Felipe Di Mare, cuido do editorial e dos negócios do Mochilando. Sou o cara (as vezes) chato do back office! Mas de vez em quando eu apareço aqui e alí com uma dica ou outra viagem. Afinal, eu não sou ferro e também adoro viajar!

Meu insta é o @LFMARE
    mochilando
  • Oi gente!
    Meu nome é Bárbara Tigre Maia, também sou parte da equipe do Mochilando. Sou do RJ, mas já morei em 6 países, e tenho meu coração (e meu namorado) em Paris hehehe Adoro trocar dicas de viagem e espero poder interagir bastante por aqui :D

Meu instagram e snapchat são @btigre :*
    mochilando
  • E aí, Galera! Eu sou o Rodrigo Belasquem. Larguei meu emprego para viajar pelo mundo e estou agora pelo 10º mês. Não costumo planejar muito então toda hora pego carona nas ideias dos outros. Às vezes dá certo, outras vezes eu vou parar em outro país sem lugar pra dormir. :blush:

Meu insta, snapchat e orkut são @blogateonde
    mochilando
  • editado janeiro 2016
    Olá galera, prazer, Clarissa Moliterno! Sou advogada e, sempre que posso, escapo das quatro paredes do escritório - seja durante alguns minutinhos diários, planejando a próxima viagem, seja de fato colocando o pé na estrada e descobrindo o mundo afora. Sou carioca, filha de uma mineira e um gaúcho - já nasci querendo perambular por aí!

Meu insta é @clarissamrj e meu snap, clari.moliterno ;)
    mochilando
  • editado janeiro 2016
    Olá, pessoal! Eu sou a Priscilla Caetano, responsável por toda parte de comunicação do Mochilando. Sou jornalista e, além de me divertir com essa equipe incrível, também trabalho em uma agência de comunicação. Enquanto ainda não é possível jogar tudo para o alto e explorar cada cantinho desse mundo maravilhoso, vou planejando algumas viagens para fugir da rotina e ampliar os horizontes! Adoro compartilhar experiências e dicas de viagem. Portanto, vamos conversar!
    No Instagram e no Snapchat, sou a @pricaetanoalves. Muito prazer!
    mochilando
  • Olá, sou Joli Ribeiro, uma das colunistas do Mochilando. Sou publicitária, apaixonada por fotografia e viajar é minha maior ambição.
    Espero poder contribuir muito por aqui com dicas, esclarecimentos e compartilhando minhas experiências.

Você pode acompanhar minhas viagens pelo meu Instagram: @japisei :)
    mochilando
  • Olá galera, sou Thomas Merodak. Administrador de Empresas atuando no mercado financeiro e, no Mochilando, auxilio no Facebook. Apaixonando por viagem e por novas experiências. Sempre que posso desligo o "piloto automático" da vida, para viver como amo B) .

Nosso instagram (meu e da Joli Ribeiro) é @japisei
    mochilando
  • editado janeiro 2016
    e ai pessoal, sou o Brian. Sou formado em Psicologia, porém atuo como fotógrafo de viagens. Sou maluco por viagens, começei aos 15 anos com um intercambio de um ano para os Estados Unidos, depois disso nunca mais conseguir parar de viajar. Em 2012 fiz um mochilao pelo sudeste asiatico e foi la que comecei a fotografar. Em 2014 me juntei a equipe do Mochilando, sou colunista por aqui e espero ajudar vocês com as viagens! :)

meu insta: @isthisreal e snapchat: baldrati
    mochilando
  • Oi! Meu nome é Carol Braga e viajo sempre que posso. De preferência em cima da hora, porque a espera me mata!
    Se for pelo velho continente, Berlin, a hauptstadt do meu coração, é parada obrigatória. Já morei lá, mas ela ainda mora em mim.
    Sou jornalista, de Niterói-RJ, e quero ver se alguma trip sai de alguma ideia do fórum. Beijos!

insta: @carolabraga
    mochilando
  • Olá Pessoal, sou a Bruna!Amo viajar e sempre procuro conhecer lugares novos. Já viajei para diversos lugares como EUA, EURO, Brasil a dentro e cada vez mais quero descobrir as belezas desse mundão.
    mochilando
  • Sou o Heder Stefano, sou de Suzano e gosto muito de esplorar lugares fira de zonas turísticas tb!!! Abraço a todos
    mochilando
  • Me chamo Suellen, moro em Belém e esse ano vou me formar, então gostaria de dicas, pois pretendo mochilar assim que possível e por alguns motivos quero muito ir ao Haiti, porém não sei a melhor forma de chegar lá sem gastar muito... Já fiz algumas viagens, porém dentro do país e seria minha primeira viagem pra fora...
    mochilando
  • @"Suellen Diniz" vou criar um tópico pra gente tratar disto ok? E e vou contar minha experiencia lá! Abs
  • Olá pessoal, sou a Ane, da grande Porto Alegre, professora. Eu e meu marido amamos viajar. Já estivemos em diversos países da América do Sul, Europa, África e Ásia.
    mochilando
  • Olá pessoal todo bem com vcs? Meu nome é Jislaine Santos ( podem me chamar de Jih), sou completamente apaixonada por viajar, conhecer novos lugares, culturas, ter a oportunidade de viver momentos mágicos e muitas vezes únicos, fotografias, pessoas... Viajar é algo que enriquece a minha alma, moro na Inglaterra desde 2007 tive a oportunidade de viajar um pouquinho, e como é fascinante, inspirador e muito viciante viajar, uma experiencia que ninguém pode roubar " os lugares onde andei ", ainda tenho muito pra conhecer e gostaria de fazer parte desse grupo com vcs aqui no mochilando, adorooo as fotos de vcs e as dicas também...
    mochilando
  • Oi galera, primeiramente, quero dar os parabéns a toda equipe do "Mochilando" os snaps são incríveis, colocando novidades com muita dinâmica.
    Bom, meu nome é Patrícia, eu acabo de voltar de férias. Estava em NY e queria deixar duas dicas de lugares para quem for visitar a cidade incrível. O musical da broadway e o Intrepid museum. Um grande beijo a todos. 
  • Fala pessoal! Meu nome é Lucas Rodrigues.
    Sou um dos fundadores de um negócio social chamado Hevp Clothing. 
    Viajei para mais 50 países, com foco nos mais pobres. Minhas viagens sáo mais voltadas para trabalho social.
    Espero colaborar em conjunto com vocês para termos acesso a um conhecimento incrivel que só temos viajando! Vida longa ao Mochilando e ao fórum!
    Meu instagram é @luc.asrodrigues
    Um abraço!
  • Olá pessoal eu sou Vera e adoro viajar! Sempre que posso estou de malas....digo...de mochila pronta. Minha última viajem foi pra Turkia . Super recomendo!!!! País lindo,cultura interessante e sabe receber turista!!!!
  • Olá Pessoal do Mochilando. Meu nome é Márcio Pandolfi Piana, sou proprietário da Rosatur Turismo, uma agencia de viagem em Linhares, no interior do ES.
    Compramos essa agencia a mais ou menos 1 ano, e desde do inicio uso o Mochilando como forma de "estudar", acompanho vocês em todos as redes sociais. Parabéns pelo incrível trabalho.
    Gosto bastante do perfil dos mochileiros, e estudo muito sobre o tema para implantar aqui na agencia, vejo um mercado muito promissor aonde muitos dos meus concorrentes e parceiros veem problemas. Grande abraço e "vida longa ao Mochilando".
  • Iai pessoal,me chamo Paulo Jorge,ainda sou universitário mas já nasci com desejo de viajar e viajei pra alguns países,como a França.adoro o Mochilando de coração e desejo muito fazer parte da equipe.Espero poder colaborar com todos vocês e desfrutar do prazer único que só tem quem viaja.agradeço a atenção no snap(perturbo muito eles com perguntas:)) e um grande abraço a todos. #mochilandonaveia.
  • Olá pessoal, meu nome é Lara, sou estudante de arquitetura, filha de uma agente de viagens, então tal mãe tal filha né! Apesar de ter muito medo de avião, minha vontade de viajar e conhecer é maior, então estou sempre de olho nas promoções! Um abraço!!
  • Oi pessoal. Me chamo Talita Bortolussi, sou jornalista e escritora de viagens. Tenho um projeto chamado "Viagens da Talita" onde meu site está quase no ar, por enquanto, podem me acompanhar no Instagram @talita.bortolussi e ver algumas das minhas fotos. Podem também acompanhar pelo jornal Correio Paulista onde cuido de toda a parte de turismo deles.
    Viajar é maravilhoso. Escrever viajando é sublime. Escrever viajando, provando culturas e fotografando, é minha vida.

Beijos!!!
  • Oi pessoal. Me chamo Talita Bortolussi, sou jornalista e escritora de viagens. Tenho um projeto chamado "Viagens da Talita" onde meu site está quase no ar, por enquanto, podem me acompanhar no Instagram @talita.bortolussi e ver algumas das minhas fotos. Podem também acompanhar pelo jornal Correio Paulista onde cuido de toda a parte de turismo deles.
    Viajar é maravilhoso. Escrever viajando é sublime. Escrever viajando, provando culturas e fotografando, é minha vida.

Beijos!!!
  • Sou Carolina, médica residente, amo viajar e viver como uma local, agora sem tempo para viagens mas programando a próxima para as minhas férias.
  • Meu nome é Emilio Freire mas sou popularmente conhecido como gringo. Nasci no Natal de 1997 em Londres onde morei até aos 11 anos de idade, meu pai sendo brasileiro e minha mãe inglesa decidiram fazer uma mudança de estilo de vida e se mudar para o Florianópolis uma ilha na costa sul do Brasil com muitas praias e com certeza para mim melhor que Londres. Um dos vários motivos de se mudar para lá foi a educação que, na Inglaterra, para a minha idade acharam muito puxado e que deveria me manter criança enquanto era criança.

Assim que cheguei no Brasil comecei a ir para a escola do vilarejo de pesca onde moro chamado Armação. Não entendia nada que a rapaziada falava comigo e para eles eu era muito esquisito, a diferença de cultura e tal é enorme e começaram a me chamar de gringo. Depois de 3 meses já comecei a falar português fluente mas o apelido de gringo ficou e até hoje muita gente me conhece assim mesmo após anos morando no local e até quando voltei para Inglaterra meus amigos da Inglaterra me consideravam estrangeiro mas para mim isso é algo positivo poder considerar mais do que um lugar como casa.

Quando terminei o ensino médio meus país ainda não estavam satisfeitos nem com a educação da Inglaterra, país de primeiro mundo como com a do Brasil, país de terceiro mundo. Decidiram embarcar na viagem do sonho deles pelo mundo quando completei 18 que já planejavam antes de eu ter nascido para educar eu e meu irmão mais novo do jeito deles.

Desde então comecei a escrever um blog das minhas viagens com o nome Dasgringa nas redes sociais. Essencialmente essa viagem é para me educar mas eu queria ir além disso. Que esse blog seja um lugar para você se educar sobre o mundo fora de uma sala de aula e de um jeito divertido. Espero que esse blog te ensine algo novo sobre algo que não sabia antes ou que dê inspiração para jovens como eu para tomar a própria tarefa de se educar pela mundo em vez de nas escolas que, mesmo que tem seus aspectos postivos, não está dando a educação ideal para crianças e jovens.

Quer acompanhar as minhas viagens?

www.dasgringa.blogspot.com
  • editado março 2016
    Eu sou o Caio, tenho 21 anos e filho único, o que restringe um pouco as viagens mais longas. Amo conhecer lugares novos principalmente dentro desse Brasil que tanto amo!
    estudo turismo na Universidade Federal de Juiz de Fora e trabalho como consultor em uma empresa Júnior de Turismo. Espero contar um pouco da minha experiência pra vocês e que juntos possamos aprender cada vez mais ! Um abraço a todos !!!
  • editado março 2016
    Ooi! Sou a Juliana, tenho 26 anos, sou arquiteta e estudo gastronomia!!!!! Afinal, todos os lugares que conhecemos o principal é a arquitetura da cidade e a comida local, não é mesmo?? Já conheci alguns países e morei em alguns deles!!! Gostei tanto dessa aventura que decidi morar em Buenos Aires já faz dois anos! Agora estabilizada, com trabalho a ideia é poder percorrer os lugares pertos!!! Não quero parar nunca de viajar, conhecer lugares e pessoas!! Se puder morar, melhor ainda!!!! Tenho sorte de ter família e amigos que me apoiam nessas "loucuras"!!!!!
    Beijos e boa viagem sempre
  • Oii, meu nome é Fernanda, tenho 21 anos e estudo administração. Nunca viajei e estou acompanhando os snaps do Mochilando e cultivando cada vez mais esse meu desejo de conhecer o mundo. Espero em breve realizar esse meu sonho com todas as dicas de vocês. Obrigada por proporcionarem este trabalho maravilhoso!!! 
  • Oi gente, sou Andrea, natural do Ceará e moro nos EUA há 6 anos. Morei 4 anos em San Francisco, CA; 1 em Santa Rosa, CA; e atualmente moro em Sacramento, CA. Também morei em Kansas City, MO. Ficarei feliz em contribuir para o mochilando e seus leitores com dicas de passeios, transportes, lazer, compras, etc etc. Me acompanhem no meu lifestyle blog: www.andreasantana.com Abraços! Andrea
  • Oi Pessoal, Meu nome é Luisa e eu sou de João Pessoa na Paraíba   :smiley: 
    Sou apaixonada por viagens, linguas, culturas e fotografia, então quando não estou perambulando pelo mundo estou planejando meu próximo destino.
    Não sou muito fã de viajar só para turistar, mas também não digo não à nenhuma oportunidade ;)  Mas o que eu gosto mesmo é de fazer viagens mais longas e realmente vivenciar a cultura local. No momento estou nas terras geladas da Finlândia fazendo o meu 4º intercâmbio (os anteriores foram nos EUA, Argentina e Canadá). 
    Vocês podem ver algumas das minhas fotos no meu instagram @LucyLucio ;

• oi gente, meus primeiros minutos no fórum (rs) 
    Podem me chamar de Dani, sou do interior de SP de uma cidade conhecida pelos "veterinários" (rs); Jaboticabal. Para os não veterinários, temos por aqui a UNESP conceituada nesta área.
    Adicionei snapchat do mochilando e curti o que vi, por isso resolvi dar uma conferida por aqui.
    :)
  • editado março 2016
    Olá pessoal, me chamo Júlio Gonçalves, sou natural do Rio De Janeiro, mas atualmente, vivo e trabalho em uma companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos. Estou sempre viajando pelo mundo, em média a cada 2 dias estou em um lugar diferente. Sempre compartilho os lugares que estou, os melhores lugares para se conhecer na cidade.
    Já visitei mais de 70 países nessas viagens a trabalho.
    Convido a todos para conhecer o mundo comigo!
    Instagram: @julio_dxb
  • Olá meu nome é Camila, sou de Campinas SP, e daki um mês vou começar um mochilão saindo de São Paulo, indo pra algumas cidades litoraneas do Brasil em sentido ao Uruguai e de la começarei uma viagem por 5 paises com quase nd de grana rsrs, quase nd mesmo.
    Vamos eu e um amigo nessa aventura, sem lugar pra ficar, sem grana e sem condução ahahah, iremos somente com nossas barracas e nossas mochilas.
    Espero poder em breve contar a vcs como foi nossa Experiencia nesta viagem.
  • Olá, meu nome é Vanessa, eu sou de São Paulo e amo viajar!
    Já conheci diversos lugares pelo mundo e pretendo conhecer muito mais. 
    Comecei a contar um pouco de minhas viagens em um blog: https://sonhandocomaproximaviagem.wordpress.com/
    É um blog iniciante, pois não trabalho com isso. Quem quiser conhecer, vou adorar!!! 
  • Olá Pessoal, somo o Ricardo e a Lú, e somos un casal que se mudou para Madrid na Espanha. Eu vim para trabalhar e fazer um MBA e com o tempo criamos uma conta no Instagram e um Snap para mandar imagens, compartilhar conteúdo e ajudar a quem vem para Europa com algumas dicas que achamos interessantes de lugares, costumes ou comidas.

Insta: @dicasedestino ;
    Snap: dicasedestino 
    Face: dicasedestino

Esperamos que gostem, e se quiserem mandar alguma sugestão, posta lá, abração.
  • editado abril 2016
    Olá, meu nome é Edson, moro com minha família há 4 anos na Alemanha e nosso blog de viagem é Ligado em Viagem. Iniciamos viajando apenas em dois, mas nos últimos 5 anos sempre temos nossa pequena junto com a gente.

Meu instagram, twitter, snapchat e outras redes são: ligadoemviagem.

Ah! Começamos finalmente a usar o Snap e estamos gostando bastante... :smile: 
  • Oi gente, eu sou Gabriella, uma baiana que mora em Salvador mas vive com a cabeça nas nuvens. Apaixonada por viagens, fotografia e música. 
    Minha próxima viagem vai ser em setembro, pra Alemanha - Belgica - Holanda - Dinamarca.
    Sigo o mochilando em todas as redes sociais, melhor snap de viagem e melhor time :)
    Adorando que vocês tão usando mais o periscope e o live do face
    Beijo pra todos os viajantes

ig:@gabinha_carneiro
  • E ai galera, tudo beleza? Meu nome é Melissa e eu sou uma cearense que vive atrás de descobrir cantos novos. Sou arquiteta, e amo viajar pra fazer roteiros locais, sem pegar muito pro lado do turismo. Amo sentir a cidade, saber como as pessoas se portam.
    Tambem sou voluntaria em um programa de hospedagem de jovens que vem pro brasil ensinar linguas e cultura. Já fui host de uma boliviana linda de morrer, um egípicio que sem duvida me engrandeceu muito culturalmente e um costa riquenho pura vida.
    Então quando não posso viajar, trago a viagem pra dentro da minha casa.

Espero poder compartilhar com vocês minhas experiencias, tanto de quando eu morei em Londres, como as das minhas viagens de férias.

Pura vida galera! :)

Meu instagram é: melissaribeio
    Meu snap é: melrribeiro
  • Boa tarde familia Mochilando !!

Me chamo Marcelo Medina e junto com a minha esposa Mariana Coelho procuramos viajar o mundo e esse lindo Brasil !!

Criamos o Instagram @diariomxm e nele colocamos toda nossa experiencia adquirida ao longo desse tempo. Experiências essas que marcam nossas vidas e procuramos dividir com nossos amigos, familiares e agora com voces.

Gostamos de fugir um pouco do tradicional , entao nossa vivencia vai desde um safari na Africa do Sul, passeio com Elefantes na Zambia ate mergulho com tubaroes em Bahamas..tudo registrado e gravado !!
  • editado abril 2016
    Olá meu nome é Fábio e sou conhecido em Goiânia e nas redes sociais como Fábio Work, sou Corretor de Imoveis, seguros e títulos.

Comecei a conhecer o mundo em 2010 e já fui a 12 países... até ai nada de anormal.

A curiosidade é que eu faço tatuagens no pais e ou cidade de destino, ou seja além de um viajante curioso faço questão de marcar na pele o local que estive. Minhas tattoos não estão expostas em nenhum lugar por privacidade mas posso mandar Inbox.
    @fabiowork (instagram e snap).

Acabei de chegar de NYC e já estou programando conhecer a Catedral de Milão e região e adoraria receber dicas.

Abraço a todos.

Work. 
  • Galera do mochilando! Tudo bem? Preciso muito da ajuda de vocês!!! Em janeiro vou com meu namorado para Europa, primeiro vamos para Viena, na Áustria. Preciso saber um site que eu possa pesquisar passagem barata, que possamos descer em Viena mesmo, ou Munique, Bratislava ou Veneza. Estamos pensando em ir nos primeiros dias do mês de janeiro, o que acham? Fiquei sabendo que Munique fica há 4h de Viena, e a passagem pra lá ta mais barata que pra Bratislava, mas Veneza ta ainda mais barata. Mais sabem me informar se há algum país que possa ser mais barato ainda? Mesmo se a viagem demorar mais que 4h, porque talvez compensa passar mais tempo no trem do que pagar mais caro na passagem aérea. O que sugerem? 

Obrigada!
  • Olá, amigos do Mochilando.

Me chamo Karina e sou apaixonada por viagens. Simplesmente adooooroo snapchat de vocês :)

Há algum tempo tomei gosto por viagem, mas apenas no ano passado comecei a viajar sozinha, coisa que foi libertadora. Já tenho 2 viagens programadas para este ano, isso vicia demais! hahaha

Estou pesquisando muito sobre viagens de volta ao mundo pois quero poder realizar este sonho em alguns anos. Se alguém tiver dicas para passar, adorarei!

• Ei gente!

Meu nome é Felipe, sou arquiteto e moro no interior de Minas. Já morei por um ano na Finlândia, quando fiz intercâmbio aos 17 anos e desde então não parei de viajar. Já "conheço" boa parte da equipe do Mochilando por conta do Snapchat, sempre acompanhei o blog e não sei pq demorei tanto para me registrar aqui no fórum :p 

No momento estou lendo algumas últimas dicas e terminando de fazer as malas para passar um mês em NY.

Abraços e boas viagens!
  • Olá galera!!! Tudo bem?
    Me chamo Rynelk, sou de Campo Grande-MS.
    Os Snapchat do Mochilando são maravilhosos e de fato me encorajaram a minha primeira viagem sozinha, que pretendo fazer em Janeiro 2017.
    Gostaria de dicas para lugares aqui no Brasil, Peru, Argentina, Chile ou algum outro lugar para ir sozinha e não muito caras e que nessa viagem de para encontrar uma galera legal, faço amizades com facilidades.
    Por isso aguardo ansiosamente as dicas de vocês.
    Desde ja agradeço a atenção.
    Grande abraço. ;)
  • Fala Galeeera Sou o Marcos Tavares,tenho 22 anos sou de Saquarema/Rj já estou a 2 anos planejando uma viagem pela america latina. Logo apos Europa que puder passar algumas dicas sobre a america latina e uma base mais ou menos que eu poderia viajar n sou mto de luxo!!
    Wlw Aguardo essa moral aii'
  • E aí galera do mochilando, tudo bom?
    Meu nome é Juliana e eu vou em setembro fazer High school em Exeter, na Inglaterra! Vou ficar 6 meses por lá e durante os termos eu vou ter algumas férias que eu tenho permissão para viajar! Até aí tudo bem, o problema é que eu ouvi falar que para reservar ou ficar em um hotel é necessário um maior de 18 anos! Vocês conhecem algum hotel que aceite, Ou alguma ideia do que fazer?
    Porque na rua não dá para dormir név hahah
    Um abraçao
    Juliana
  • Oi pessoal!

sou Renata, mais uma apaixonada por viagens e fascinada por lugares novos e pela Ásia. Já conheço 37 países, mas nunca estou satisfeita.... Tem sempre algum lugar novo a nossa espera. 

Meu Instagram/facebook e snap é @loucaporviagens

Viagens  de maio: Chapada dos Veadeiros, Itália e Eslovenia... Quem quiser acompanhar, fique à vontade. 
  • Oi Galera! 
    To chegando aqui! Sou do Rio de Janeiro mas moro em Santa catarina a 6 anos já!
    Vivo planejando viagens e nunca cheguei a efetivar meus planejamentos.
    Estou pretendendo ir para a Colômbia em Dezembro, 15 dias - Bogotá, Cartagena e San Andrés.. 
    Alguma dica? Qual seria o primeiro passo para tirar a viagem da planilha do excel? 

Conheci o Mochilando pelo snap e amo viajar com vocês por tantos lugares incríveis! 

Abraço!
Entre ou Cadastre-se para fazer um comentário.