Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Cadastrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar"

ALGARVE... Um paraíso que talvez você nem tenha pensado em visitar. Parte 2 :)

PRIMEIRO DIA: ­ LAGOS. 

Ficamos hospedados na Praia da Luz no concelho de Lagos. Mais especificamente no Hotel Estrela da Luz, uma espécie de mini apartamentos com um preço justíssimo e lugar ótimo com piscina, restaurante e etc. Apenas a uns 10 minutos da praia andando. A praia da Luz é um lugar que vale a pena conhecer, mesmo quem não esteja hospedado por lá. É uma praia muito bonita, cercada por uma cidadezinha muito charmosa com vários restaurantes, pubs e uma praça com uma igrejinha linda. A 15 minutos de carro da praia da Luz está o centro de Lagos, onde podemos encontrar praias maravilhosas. Chegamos em Lagos por volta de 13hrs, estacionamos o carro em frente à Marina (avenida dos descobrimentos) e fomos fazer o passeio de barco de uma hora até Ponta da Piedade para conhecer o lugar (tempo suficiente, já que estávamos loucos pra cair naquele mar!) . Obs: Se não tiver vaga, que é difícil, tem um estacionamento subterrâneo gigantesco no meio da avenida. 

A cada praia que o barquinho passava, o coração batia mais forte e a vontade era pular do barco, porém, no passeio que fizemos não podia mergulhar. O barco passou pelas praias até chegar às grutas da Ponta da Piedade, que são lindas também, mas nesse ponto já estávamos tão loucos para ficar pelas praias, que na volta pedimos ao motorista que nos deixasse na Praia da Dona Ana (muito famosa) e fomos conhecendo praia por praia a pé (em direção ao centro, onde deixamos o carro) e aproveitando as praias do Camilo, Pinhão, Estudante, Batata - Todas que já tínhamos visto do barco e ficam uma do lado da outra. As 5 são paradisíacas e coladas umas nas outras. Quando chegamos no carro, já estávamos famintos e fizemos uma "almojanta" na Praia de Porto de Mós (5 min. de carro) que é ainda em Lagos, mas tão próximas à essas outras praias. Fomos no restaurante Campimar, na beira do mar, que é bem conhecido e de comida boa (gastamos 50 euros o casal).

 

Anoiteceu por volta de 20hrs (sim, isso é incrível!) voltamos pro hotel e descansamos.

 

SEGUNDO DIA:­ ALVOR E PORTIMÃO 

Saímos do hotel e fomos em direção a Portimão (20 min de carro). Antes passamos em Alvor e conhecemos a Praia dos Três Irmãos. Uma praia enorme, e como era de se esperar, muito bonita. Se for andando na direção Oeste e atravessar as falésias, fica ainda melhor, pois forma uma mini praia. Ficamos um bom tempo lá e comemos uma sapateira (caranguejo delicioso) num restaurante a beira mar todo de vidro e madeira escura chamado Atlântida. Pausa pro detalhe que vocês precisam saber: Em frente a entrada da praia tem um mercado que vende um suco de laranja natural e foi o MELHOR QUE EU JÁ TOMEI NA VIDA. 

Seguimos em frente e fomos a Praia do Vau que é caminho para Portimão. Muito linda e nesse estilo de praias maiores, mas não tão grande como a do Três Irmãos.

Atravessando a falésia tem outra praia que é maravilhosa, só que tem que voltar antes da maré encher. Almoçamos lá mesmo, na praia do Vau, no único restaurante a beira mar e que era excelente, como sempre.

Depois chegamos no centro de Portimão, na Praia da Rocha. Uma praia enorme e bem badalada. Inclusive, foi bem difícil de arrumar vaga. Anoiteceu, tomamos um drink e voltamos pro hotel.

TERCEIRO DIA: ­ ALBUFEIRA


O centro da cidade é muito bonitinho, cheio de casinhas e vielas, mas é um lugar bem turístico, então estava muito cheio e foi muito difícil de arrumar uma vaga. A praia do centro de Albufeira é muito grande e se chama Praia do Peneco (famosa por ter um elevador panorâmico que desce até a praia). No entanto, diante de todas as outras praias que já tínhamos ido, essa nem chega perto de se comparar. Como disse acima, é muito turística, então foi a única praia que vimos sujeira na areia (um pecado). Devido a dificuldade pra chegar no local e por estarmos acostumados a outros paraísos, não achamos que valeria a pena ficar e fomos para outro lugar. Dizem que o centro de Albufeira é bem animado à noite, mas não fomos comprovar. De lá fomos para uma praia bem perto, ainda em Albufeira, chamada praia da Oura. Também sem vaga e com muitos turistas. Por isso, decidimos partir do centro de Albufeira e conhecer outros lugares ali que já tínhamos anotado. Foi aí que minha respiração parou e encontramos a melhor praia de Algarve na nossa opinião. PRAIA DE ARRIFES. Não tenho nem palavras para descrever, só sei que não tem como deixar de ir. Fica a uns 10 minutos de Albufeira e é longe dos grandes centros. Durante o caminho você pode achar que não vai chegar a lugar nenhum, mas confie no seu GPS (coloque praia de Arrifes mesmo), pq ele vai te levar num lugar que você nem imagina que existe tanta perfeição. Ficamos o dia inteiro e comemos no único restaurante da praia, que por sinal é ma-ra-vi-lho-so, chamado Sardinha (um pouco mais 
caro, gastamos 60 euros o casal. Dica: Camarão ajillo é sensacional acompanhado da sangria). No final da tarde fomos à uma praia bem perto dali, a praia de São Rafael, que é linda e se o velhinho que vende sonho estiver passando por lá, não deixe de pedir, é delicioso! (sim, sonho na praia!). Tem a opção de fazer um passeio de Stand Up Paddle pelas falésias, mas vamos deixar pra uma próxima, pois estava muito tarde.

Obs: Se quiserem ir para Vilamoura e Faro, são mais 25 min de carro de Albufeira. 

QUARTO DIA: ­ VILA DO BISPO

Vou resumir, pq esse roteiro está maior do que eu imaginava... 

Nesse dia, fomos conhecer Sagres e a famosa Fortaleza de Sagres, a ponta da Europa. O lugar é imenso e com vários precipícios. De lá seguimos para a praia da Ingrina, outro paraíso na terra. Depois finalizamos comendo ao pôr do sol no restaurante da Praia de Zavial (5 min na mesma estrada). É o único restaurante da praia e surrealmente delicioso. O pastel de belém foi tão bom quanto o original de Belém. Detalhe que os locais da praia falaram que ali rolam altas ondas, mas no nosso dia a água estava mansinha (assim que eu amo). 

QUINTO DIA ­ LAGOA/CARVOEIRO

Fomos em direção a Lagoa (35 min de carro). Primeiro lugar foi Carvoeiro. O centro é muito bonito e o interessante é que a praia (praia do carvoeiro) é no meio do centro da cidade. O lugar é bem legal e com várias opções de restaurantes. Ficamos pouco, já que ainda tínhamos muitas praias para conhecer. Depois, seguindo o caminho em Carvoeiro fomos pra praia de Vale Centeanes. Sem dúvidas, uma praia imperdível. Cercada por falésias, é necessário descer uma grande escadaria para chegar, mas nem pensem duas vezes, vale muito à pena. Ficamos um bom tempo depois seguimos para a Praia do Carvalho, que é tão maravilhosa quanto a praia de Vale Centeanes. DICA BOA: Tem uma senhora que fica em uma barraquinha de frutas antes de descer para essa praia e as frutas dela são mágicas de tão saborosas! Queria ter trazido 100 kg na mala! 

Na sequência, fomos à praia da Marinha. Praia sensacional e mais ainda quando você atravessa as falésias e vai até o canto da praia, onde você encontra um conjunto de rochas maravilhoso, combinando com a água cristalina. Essa é uma das praias que entra no top das melhores praias de Algarve. Aproveitamos cada segundo daquela beleza e depois fomos à próxima praia, Albandeira. A estrada é chata por ser muito estreita e mão dupla, mas a praia é ... linda, claro. No estilo reservada, no meio da natureza. 

Almoçamos na praia da Armação de Pêra e demos o último mergulho ( :( ) na água de lá, que não é tão gelada quanto as outras.

Bom, espero de coração ter ajudado com a minha experiência maravilhosa.

Esse roteiro foi todo planejado e pesquisado a fim de conseguir aproveitar o máximo das praias num curto espaço de tempo. Importante relembrar que foi feito em relação ao lugar em que estávamos hospedados (Praia da Luz, Lagos). Por isso, tivemos que deixar de ir em alguns lugares que eram promissores, mas que vão ficar pra próxima, como Alzejur, Faro, Olhão e Quarteira (Vilamoura). 

De qualquer forma, com 5 dias conseguimos conhecer grande parte da região litorânea de Algarve, passando por suas melhores praias. As fotos não me deixam mentir. Se tiverem gostado e quiserem conhecer um pouco mais, fiquem muito à vontade para entrar no meu instagram rafa.alvarengaa e/ou no do meu namorado @gregmatos03

Entre ou Cadastre-se para fazer um comentário.